Soube deste site a partir do Arrastão.

O site é multilingue e reúne assinaturas de toda a UE para exigir o referendo em todos os países membros. Parece-me que é a única maneira de fazer política: com as pessoas e para as pessoas!

Para que se saiba exactamente o que está em causa e possa cada cidadão fazer a sua própria reflexão, o mesmo site disponibiliza os documentos oficiais dos tratados todos em causa: o de Nice (que está em vigor), o Tratado Constitucional (que foi vetado em 2005 pelos referendos que se realizaram) e o actual Tratado de Lisboa a ser assinado esta quinta-feira. Contém ainda todos os anexos, declarações à margem e outras aparentes miudezas que na realidade constituem o verdadeiro conteúdo do Tratado (que assim fica dispensado de conter as partes mais difíceis de impôr).

Há ainda documentos de leitura mais simplificada e rápida que fazem a comparação entre estes 3 tratados, o que é muito útil, dado que os tratados (em especial este actual tratado de Lisboa) estão encriptados numa linguagem tão específica e com tantas chamadas, notas de rodapé, citações para anexos e outros textos legislativos, etc., que são difíceis de ler, mesmo para especialistas em direito comunitário. Não é por acaso, obviamente. A ideia é que a população se sinta desencorajada de tentar perceber. O acesso aos textos torna-se assim quase impossível à generalidade da população.

Finalmente, o mais importante é assinar! Exigir o referendo!

Anúncios